Clareamento dentário

Olá! Hoje vou falar um pouco sobre clareamento dentário. Eu há anos tenho vontade de fazer e hoje é o segundo dia de tratamento. Isso mesmo, esse ano resolvi fazer o tratamento. Ele durará cerca de 15 a 20 dias. Toda a noite tenho que aplicar o gel clareador nas moldeiras de silicone (as minhas são personalizadas, ou seja, foi feita no meu molde dentário)  e ficar por no mínimo 4 horas. Depois do processo finalizado vou postar uma foto do antes e depois. Ah, faça esse procedimento sempre com o acompanhamento de um profissional, nesse caso, do seu dentista!!!

O que andei lendo pela internet sobre o assunto:

– O clareamento dental caseiro é uma das formas mais utilizadas para fazer um branqueamento dentário pois oferece várias vantagens, desde o preços que é mais barato que os clareamentos dentais profissionais e a conveniência de fazer o branqueamento no conforto da sua casa.
– Apesar de não serem incorporados em todos os sistemas de clareamento dental caseiro, os moldes personalizados dão duas grandes vantagens. Primeiro ajuda a maximizar os efeitos de clareamento e em segundo minimizam o potencial de efeitos secundários. Como o nome implica os moldes personalizados são moldes fabricados para a sua dentição.
– Fazer o clareamento dental caseiro é simplesmente aplicar o gel nos moldes, aplicar na boca, limpar excessos e manter o molde durante o tempo indicado. Deve aplicar gotas de gel ao longo de cada molde e depois o molde é posto na dentição. Para minimizar a quantidade usada em cada aplicação de gel clareador o gel só deve ser posto na parte do molde que toca na frente dos dentes e só nas partes do molde que corresponde aos dentes a serem tratados (os que estão visíveis quando sorri).
– O tempo de tratamento pode ser reduzido com a utilização de um gel de clareamento com uma concentração mais elevada de peróxido (estou usando de 16%). A desvantagem da concentração mais elevada é o aumento dos efeitos secundários. Qualquer tipo de gel de clareamento, com concentração alta ou baixa, vai produzir o mesmo tom de clareamento no final do tratamento. A única diferença é que um demora mais tempo do que o outro.
– Se o clareamento dental caseiro não for feito à noite a pessoa vai fazer o tratamento quando está acordada. Mas muitas pessoas tem dificuldades a fazer isso porque as obrigações do dia interrompem as sessões de clareamento, e a pessoa deixa de fazer todo o dia, o que implica no processo de clareamento e na eficácia do mesmo.
– O resultado dos tratamentos tem duração média de dois anos, desde que o paciente tome os devidos cuidados: não fumar e não ingerir alimentos pigmentados, como refrigerantes, café, açaí, molhos de tomate e chocolates. Além, é claro, de visitar o dentista a cada seis meses e escovar os dentes depois de cada refeição. Como prevenção, a dica é usar creme dental para sensibilidade antes do procedimento. Um estudo concluiu que 42% das pessoas que fizeram um clareamento dentário ainda estavam satisfeitas com a cor dos seus dentes 7 anos depois. O mais importante é que neste estudo aqueles que não estavam satisfeitos com a sua cor achavam que a cor dos seus dentes tinha voltado à cor que tinham antes de fazer o clareamento.
– Em geral, os resultados do clareamento tornam-se visíveis entre 3 a 5 dias de uso.
– O Clareamento Dentário está indicado para todas as pessoas, que sintam a vontade de ter os seus dentes mais claros, com exceção de grávidas, lactantes e adolescentes abaixo de 15 anos.
– Todo clareamento traz sensibilidade dentária? Para alguns mais, para outros menos. Essa sensibilidade é transitória e costuma incomodar até o dia seguinte ao clareamento. Mais que isso, avise o seu dentista! Embora não seja regra, o clareamento a laser parece trazer mais sensibilidade, enquanto o de moldeira, menos. Alguns produtos clareadores já têm incorporados à fórmula substâncias dessensibilizantes. Ainda, a aplicação de flúor após as sessões costuma diminuir o problema.
– O clareamento dental caseiro necessita de alguns cuidados pós e durante tratamento, tais como evitar alimentos e bebidas descritos abaixo durante a fase de tratamento e por um período mínimo de 48 horas após término do tratamento, para que não prejudiquem a ação do agente clareador e não causem sensibilidade dentária, consequentemente não alcançando as expectativas do procedimento.

EVITAR O CONTATO COM SUBSTÂNCIAS QUE CONTENHAM CORANTES, TAIS COMO:

  • Vinho Tinto;
  • Chocolate Preto
  • Café; Chás escuros e Chimarrão
  • Achocolatados
  • Energéticos;
  • Beterraba;
  • Cenoura;
  • Ketchup;
  • Qualquer alimento ou bebida que contenha corantes.
  • Não fumar;
  • Não utilizar batom escuro.

Lembre-se: todo clareamento deve ser feito sob supervisão profissional, inclusive o caseiro. Isso porque se trata de um procedimento que envolve a saúde do paciente! Você pode ser alérgico a um dos componentes da fórmula do gel, ter algum problema de gengiva do qual nem saiba, etc.. E, feito o clareamento, caso você possua restaurações e/ou próteses nos dentes anteriores, você terá que substituir todas elas. Isso porque o gel clareador só age sobre dentes naturais! Ou seja, o que não for dente vai continuar amarelo…

Fontes:

http://clinicaciso.no.comunidades.net/index.php?pagina=12345_02
http://clareamentodental.com/
http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/veja-os-tipos-de-clareamento-dental-para-manter-os-dentes-brancos/1593

 

Deixe um comentário